Restauro
Escada assinala intervenção em edifício histórico
Autor (es)
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Intervenção
Museu
Contemporâneo
Patrimônio
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
O texto mostra a adaptação de um edifico histórico para uma intervenção contemporânea, sem prejudicar seu caráter arquitetônico e trazendo novas funções ao local.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
Criado em 1998, o Museu Inimá de Paula em Belo Horizonte, sofreu uma intervenção em seu edifício histórico assinada pelo arquiteto Saul Vilela & Arquitetos Associados, com a finalidade de ligação entre os pavimentos. Segundo o órgão de preservação do Estado, a intervenção não poderia ser realizada, mas Vilela defendeu a necessidade de uma escada, criando uma circulação vertical alternativa, entre quatro dos cinco pavimentos.
A intervenção contemporânea, foi inserida num rasgo nas lajes e iluminada naturalmente através de uma pirâmide de vidro, tendo como carácter uma peça escultórica. Preservou-se o subsolo e parte do térreo e fez-se uma inserção de um auditório. Todo o edifício foi restaurado e remodelado com tecnologia de ponta e segurança, iluminação, e recursos visuais únicos, index Autores do projeto: Caio Calafate e Pedro Varella Jiquiriça
Colaboração: João Calafate
Construção: Paulo Darcy / Modo
Fotos: Demian Jacob
Ano: 2011/13
Publicação: Revista Projeto Design, edição Dezembro/13, texto de Francesco Perrotta-Bosch (http://www.arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/a-forca-da-pequena-escala-na-arquitetura-de-dois-abrigos)
Projeto de revitalização de áreas comuns do Edifício Caledônia, projetado por Lucio Costa em 1948 kwslamçlwqmslkqmswq comenta ainda que o patrimônio sofre ameaças:“Contudo, as ameaças permanentes que pesam sobre o patrimônio não impedem um amplo consenso em favor de sua conservação e de sua proteção, que são oficialmente defendidas em nome dos valorescientíficos, estéticos, memoriais,