RESTAURO
A preservação está vinculada a interesses de natureza cultural, e a cultura compreende o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, do trabalho intelectual e outros valores espirituais e materiais. A cultura é fruto do esforço coletivo que caracteriza uma sociedade. Vincula-se assim à particular constituição e ao desenvolvimento de um grupo social ou de uma nação.
Uma sociedade é uma realidade histórica com características peculiares. Ela se concretiza por meio de longa vida em comum de determinada comunidade num território determinado. As atividades econômicas fornecem os artefatos que, produzidos no curso das hostoria, constituirão determinada civilização material, contudo essa civilização não existirá se não se estabelecerem entre os membros de uma comunidade pontos comuns que constituíam suas referências culturais e de indentidade.
A cultura, entretanto, não é resultado dos empreendimentos materiais de simples sentido pragmático. A produção cultural é fruto da ação intelectual dos que indagam, pesquisam, investigam ou criam.
EVOLUÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE PRESERVAÇÃO
As ações de preservação, em sua origem, apoiavam-se em um conceito de patrimônio histórico e artístico que