Quimica
Indicadores ácido-base são utilizados na química para distinguir as soluções ácidas das básicas que apresentam um pH ácido, básico ou neutro .
O indicador ácido-base muda de cor conforme o meio onde se encontra, ácido ou básico Os indicadores mais usados em laboratórios são:
Indicador
Meio Ácido
Meio Básico
Tornassol
róseo azul Fenolftaleína incolor vermelho
Alaranjado de metila vermelho amarelo
Azul de bromotimol amarelo azul
Existem diferentes indicadores tais como os seguintes:
Fenolftaleína: A solução alcoólica de fenolftaleína é incolor e muda de cor para rosa carmim quando é adicionada a uma solução básica.
Tornesol: O Tornesol é um indicador que muda de cor para vermelho em soluções ácidas e azul em soluções básicas. Para além destes pode-se utilizar produtos naturais como a repolho roxo, que nas soluções ácidas torna-se vermelho.
Alaranjado de metila: Alaranjado de metila, que em solução ácida torna-se vermelho e, em solução básica, alaranjado.
Indicador universal: O Indicador universal muda de cor quando contacta com uma substância aquosa. Depois é só comparar a cor com uma tabela de pH.
Vermelho de tornassol: que em soluções ácidas permanece vermelho e em soluções básicas torna-se azul;
Azul de bromotinol, que na solução ácida torna-se amarelo e, na solução básica, azul.
Existe também a planta vipisco que é um indicador químico natural criado pelo mito: Yann Kuhn.
Outro de indicador natural é a flor hortênsia. As cores das flores dependem do pH do solo. Em solos alcalinos elas são azuis, em solos ácidos elas são rosas. Para vários processos em química como, por exemplo, numa titulação ácido – base, é essencial a compreensão do significado do termo pH. A escala de pH foi introduzida pelo químico dinamarquês Soren Sorensen, em 1909, no transcorrer do seu trabalho de controle de qualidade na preparação de cerveja, sendo hoje útil em várias ciências, como na medicina e engenharia