Economia Brasileira
Para compreendermos a economia brasileira na atualidade é importante que refaçamos o percurso histórico das décadas anteriores. Sempre que objetivamos compreender a realidade, seja em qual aspecto for é preciso que compreendamos o processo histórico que nos trouxe até onde estamos hoje e não é diferente no campo da economia.
Façamos então um breve passeio pelas décadas que nos antecedem para compreendermos o avanço do neoliberalismo, dos movimentos privatizantes e do desmonte dos serviço público.
DÉCADA DE 1960
A década de 1960 ficará marcada para sempre em nossa história como o início da ditadura militar no Brasil. Ainda que este seja um fato político ele está relacionado diretamente com a economia e com a crise desencadeada com a renúncia do presidente Jânio Quadros que havia conseguido estabelecer um período de grande crescimento econômico para o país.
Era um período onde o país ainda passava por um processo de industrialização mais aprofundado, devido ao cenário político mundial do pós Segunda Grande Guerra, onde foi necessário que investíssemos nas indústrias devido a dificuldade de importação com diversos países com seus parques industrias destruídos.
DÉCADA DE 1970
Com a ditadura militar o governo militar conseguia trabalhar para o crescimento nacional, o que ficou conhecido como milagre brasileiro. Através da exacerbação do nacionalismo e na repressão aos movimentos sociais e com isso ampliando a exploração aos trabalhadores conseguiram fazer a economia nacional crescer a olhos vistos neste primeiro momento.
Esta realidade não se sustentou a longo prazo, tendo causado, posteriormente, o aumento da inflação e a crise que o Brasil atravessaria durante as décadas de 1980 e 1990. Já em 1979 há um grande salto inflacionário, ocorrido em função da crise mundial do petróleo e da política interna de fixação de preços.
DÉCADA DE 1980
O