Restauração de João Pessoa
-ISSN 1809-6298
Página 1 de 9
.
.
Texto Especial 251 – agosto 2004
| Autor | Assunto | Números | Página principal | Expediente | Vitruvius |
Sociabilidades e usos contemporâneos do patrimônio cultural (1)
Jovanka Baracuhy C. Scocuglia
Jovanka Baracuhy C. Scocuglia é arquiteta e urbanista, docente e pesquisadora do Departamento de
Arquitetura/Universidade Federal da
Paraíba. Possui publicações em revistas nacionais especializadas e livros na área de Sociologia Urbana:
"Cidade, Habitus e Cotidiano
Familiar" (2001); "Revitalização urbana e (re) invenção do centro histórico de João Pessoa" (no prelo,
Ed. UFPB, jul/2004) e "Cidadania e patrimônio cultural" (no prelo, Ed.
UFPB, jul/2004)
Nas duas últimas décadas do século XX, em várias cidades do mundo, foram desencadeados processos de “revitalização” (2) de áreas urbanas degradadas promovendo reutilizações do patrimônio cultural, bem como dos recursos ambientais e paisagísticos. Nestas experiências recorrem aos símbolos representativos dos primórdios da formação das cidades ou de um saber fazer, de práticas ligadas à tradição e à memória coletiva.
Destacam-se antigos trechos portuários, fábricas desativadas e centros históricos, bem como atuações no sentido da terceirização dos usos. Em geral, são processos que procuram atrair novos usos dos espaços na tentativa de viabilizar o sistema econômico utilizando como recurso o dinamismo cultural e turístico destes sítios históricos.
São intervenções urbanísticas que pressupõem um processo no qual ações integradas se desenvolvam mediante um planejamento estratégico entre poder público, iniciativa privada e usuários. A idéia geral é que os resultados positivos realimentem o processo atraindo novos investidores, gerando outros projetos. Expressam, assim, um dilema central da cultura contemporânea entre preservar e consumir e, além disto, seus aspectos excludentes vêm