Igreja da Misericórdia
Fernanda Cecília Guedes Lyra
Heloisa Albuquerque
Karynne Oliveira
Priscylla Medeiros Rodrigues
Trabalho referente à nota da 3ª Unidade da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, ministrada pela professora Maria Helena Azevedo, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa.
Orientadora: Maria Helena Azevedo
João Pessoa – PB
11 de dezembro de 2013
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
O trabalho apresentado tem como objetivo estudar arquitetonicamente a Igreja da Misericórdia, seus aspectos físicos, suas características e peculiaridades bem como analisar o seu papel dentro do cenário arquitetônico da época fazendo comparações com outras obras sendo estas nacionais ou internacionais e identificar as influências que a obra sofreu.
INTRODUÇÃO
Com uma arquitetura diversificada e de originalidade singular, a Igreja da Misericórdia se apresenta nesse contexto como uma das igrejas mais antigas da capitania, sendo a mesma igreja matriz da cidade de João Pessoa até 1671, e único exemplar religioso remanescente na cidade de estilo maneirista. Descendente da Santa casa de Misericórdia, também conhecido como Hospital da caridade, local destinado para o atendimento de viúvas, pobres, órfãos e crianças enjeitadas, a Igreja ficava localizada posteriormente a mesma, porém, após alguns fatores ocorridos, o hospital da Santa Casa foi demolido no ano de 1924, onde foram construídos no seu lugar, outros imóveis que aumentasse os recursos da irmandade. Mesmo após reformas e reparos, a igreja continua com as atividades religiosas diariamente, o que reforça ainda mais o título de exemplo de uma verdadeira preservação do