bençaõ apostolica
a) A bênção Sacerdotal
“Disse mais o Senhor a Moisés: Fala a Arão, e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel; dir-lhes-eis: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz. Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.” Números 6:22-27 Desde o Velho Testamento, Deus já havia revelado um modo de abençoar todo o seu povo.
Era a bênção sacerdotal, ministrada por Arão e seus filhos. Todos aqueles que estivessem participando do culto ao redor do tabernáculo (e mais tarde do templo) recebiam a bênção do Senhor. A bênção era dada e todo o povo voltava para casa sabendo que o nome do Senhor estava sobre ele, que o Senhor já o havia abençoado.
2 - A bênção do Senhor no Novo Testamento
a) A bênção Apostólica
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém.” II Coríntios 13:13 “Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas...” Hebreus 10:1 Nós entendemos que as coisas passadas eram a sombra das coisas que haveriam de vir. O Antigo Testamento está repleto de coisas ocultas que só seriam reveladas no Novo Testamento.
A bênção sacerdotal é a sombra da bênção apostólica. Na bênção apostólica foram revelados os elementos que eram apenas sombra na bênção sacerdotal.
3 - Elementos da Benção Sacerdotal / Apostólica
a) A Trindade
Na bênção sacerdotal nome do Senhor aparece três vezes:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz.
Esse número três é característica de uma revelação que seria dada no Novo Testamento, que era a presença da Trindade, que era a presença do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, manifestada diante da Igreja