Ministérios e serviços
Pastor Roldenyr Cravo –
Igreja do Evangelho Quadrangular de Três Rios-RJ
1. DEFINIÇÃO, ORIGEM E DIFERENCIAÇÃO.
Há diferentes termos usados no Novo Testamento para se referir ao trabalho pastoral, geralmente traduzidos para o português como ministério. Eles enfocam uma ideia de serviço e cooperação.
"Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo..." . Ou também At 26:16: "Porque por isto te apareci, para te constituir ministro...". (1Co 4:1)
O termo grego que aparece aqui é huperetes, cujo significado sempre está ligado à ideia geral de serviço. Huperetes era a palavra grega para designar aquele que rema, portanto, o membro da tripulação de um navio. O termo designa o oficial de justiça em Mateus 5:25; os serventuários, em Mateus 26:58; o assistente na sinagoga, em Lucas 4:20, o servo auxiliar, Atos 13:5; os guardas em João 7:32. É como Paulo disse: "que os homens nos considerem como serviçais de Cristo". Muito bem traduz a Bíblia na Linguagem de Hoje: "Vocês nos devem tratar como servidores de Cristo."
Synergon, termo empregado em 1Tessalonissenses 3:2, significa trabalhar juntamente. O termo também aparece em Romanos 16:3 e 1Corintios, 3:9. A ênfase é a do trabalho conjunto, ou seja, trabalho no corpo. O homem de Deus precisa conscientizar-se de que ele é apenas instrumento; cumpre uma função numa estrutura espiritual que é perfeita: o corpo. Aí ele, enquanto membro dotado de determinada instrumentalidade, cumpre uma função específica de acordo com aquilo que lhe foi dado pelo Espírito Santo.
Leitourgos, termo que aparece em Romanos 15:16 e Filipenses, 2:25. A princípio, indicava o ato de fazer obras públicas a próprias expensas; fazer serviço para o povo. A forma mais antiga do termo é composta de laos (povo) e ergon (trabalho). Daí é que veio esse significado.Portanto, o Pastor é aquele servo que trabalha para um povo, o povo de Deus. É chamado para conduzir o