Gerador
Quando a região onde um elétrico se encontra apresenta uma variação de fluxo magnético, surge nesse circuito, uma corrente elétrica. Este fenômeno é chamado de indução eletromagnética.
Esta corrente induzida circula no circuito devido à uma diferença de potencial (tensão), chamada de força eletromotriz induzida (FEM).
A indução eletromagnética é regida por duas leis: Lei de Lenz e Lei de Faraday
Lei de Faraday diz que a Fem (tensão) induzida média em um circuito é igual ao resultado da divisão da variação do fluxo magnético numa bobina com N espiras pelo intervalo de tempo em que ocorre, com sinal trocado. Ou seja, quanto mais o fluxo variar num intervalo de tempo, tanto maior será a tensão induzida.
Lei de Lenz diz que o sentido da corrente induzida é tal que origina um fluxo magnético induzido, que se opõe à variação do fluxo magnético indutor.
A) Ímã parado não Induz corrente. B) Ímã se afastando C) Ímã se aproximando
A aproximação do imã provoca um aumento do fluxo magnético perto da bobina. Consequentemente começa a circular, na bobina, uma corrente que cria um campo magnético com polaridade inversa ao do imã.
Há três condições fundamentais que devem existir antes que uma tensão possa ser produzida por magnetismo. * Deve haver um CONDUTOR no qual a tensão será induzida. * Deve haver um CAMPO MAGNÉTICO na vizinhança do condutor. * Deve haver movimento relativo entre o campo e o condutor.
Principio de funcionamento do gerador de corrente alternada.
Um gerador de corrente alternada funciona com base na indução de força eletromotriz num condutor em movimento dentro de um campo magnético, onde uma espira gira dentro de um campo magnético, gerando uma tensão denominada (FEM) e uma corrente induzida.
No instante T1 os condutores A e B estão se movimentando em sentidos opostos. Como nenhuma linha de fluxo é cortada, não há tensão e não há corrente induzida.
No instante T2, o movimento dos condutores já