Gerador
O combustível queimado em um gerador a gás varia. A gasolina é uma opção, assim como propano, gás natural e outros gases, que podem ser derivados de petróleo, criados em um gerador de biogás, ou produzidos como parte da produção de combustíveis alternativos. O biodiesel, por exemplo, pode ser usado como uma fonte de combustível para alguns geradores de gás.
O gerador usa o combustível para gerar energia mecânica que é convertida em energia elétrica. A quantidade de energia produzida pelo gerador depende dos componentes e da quantidade de combustível utilizado. O tamanho também pode ser um fator limitante, pois quanto menor o gerador, menos energia ele é capaz de produzir sob demanda.
Um uso comum para um gerador alimentado a gás é como uma fonte de alimentação de backup. Quando a rede elétrica não está funcionando ou não está acessível, um modelo de gerador de gás pode ser aproveitado para fornecer a totalidade ou parte da potência necessária a uma estrutura ou comunidade. Muitas empresas relacionam esses tipos de geradores de gás como uma despesa de negócio necessária, pois elas precisam de uma fonte confiável de energia no caso de uma interrupção, a fim de permanecer funcionando operacionalmente. Isto é especialmente verdadeiro em empresas que lidam com produtos perecíveis ou empregam sistemas de computador para operar.
Um gerador a gás de pequeno porte ou médio porte