Exclusão social
Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social Teoria Social aplicada à análise da pobreza e exclusão social
Instituto Superior de Serviço Social do Porto
Mestranda: Cristina Manuela Alves Guimarães
____________________________________________
Docente: Professora Doutora Marielle Gros
Índice
Introdução
Conceito de exclusão social 4
Tipos de exclusão social 5
Conceito de desinserção social 6
As etapas de desinserção social 7
As três fases de reacção psicológica 8
Histórias de Vida 9
Reflexão final 18
Bibliografia
Introdução
Este trabalho versa sobre o texto “La lutte des places”, Epi, Paris, 1994 de V. de Gaulejac e L. Taboada-Léonneti. Foi-me proposto apresentar este texto à disciplina de Teoria Social aplicada à análise da pobreza e exclusão social, pela Ilustre Professora Doutora Marielle Christine Gros. Foi um texto que me fascinou bastante e com o qual pude aprender quais as etapas de desinserção social que existem e associada a estas quais as fases de reacção psicológica que cada indivíduo pode sentir. Para entender o que é a desinserção social procedi a uma breve definição sobre o conceito de exclusão social e dos tipos de exclusão social.
1) Conceito de “Exclusão Social”
A expressão exclusão social apareceu em França e é atribuído ao título do livro de René Lenoir, Les exclus: un français sur dix (‘Os excluídos: um em cada dez franceses’), publicado em 1974, ainda que o trabalho não contivesse qualquer elaboração teórica do conceito de exclusão social.
Hoje é um tema de grande importância para a compreensão das desigualdades sociais e sobretudo para o estado de pobreza.
“No final do percurso, a noção de excluído está a caminho de