ressurgimento da empresa naval
Indústria Naval no Brasil (2000-2013)
Editores
Carlos Alvares da Silva Campos Neto
Fabiano Mezadre Pompermayer
A forte retomada dos investimentos das indústrias naval, offshore e de navipeças a partir dos anos 2000 trouxe impactos importantes sobre a economia brasileira: forte geração de emprego e renda; desenvolvimento de uma rede de fornecedores nacionais de insumos, peças e componentes; oportunidades para a expansão de processos de inovação e de novas tecnologias em produtos e processos; desenvolvimento e expansão do segmento de produção de plataformas de exploração e produção de petróleo e de gás offshore; implementação e ampliação de serviços de cabotagem de óleo bruto e derivados; aumento da capacidade de conquista de mercados externos; e efeitos significativos sobre a formação bruta de capital fixo, entre outros.
Esse vigoroso ressurgimento da indústria naval motivou o Ipea a estudar e entender a trajetória recente desses importantes setores industriais. O principal foco, enquanto parte integrante da missão do instituto, consiste na análise e na avaliação das políticas públicas envolvidas no processo de retomada das indústrias naval, offshore e de navipeças, bem como na elaboração de propostas para seu aperfeiçoamento. A revitalização destes segmentos envolve políticas industriais – como a do Brasil Maior; empresariais – como o Programa de Modernização e
Expansão da Frota de Navios Petroleiros da Transpetro/Petrobras (PROMEF); de financiamento – como o Fundo de Marinha Mercante; e de capacitação de mão de obra – como o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP).
Nessa linha se apresenta este livro, organizado em dez capítulos, além de uma introdução e uma conclusão. Trata-se de uma abordagem abrangente e profunda sobre vários aspectos das indústrias naval, de navipeças e offshore.
O primeiro capítulo, Visão econômica da implantação da indústria naval no Brasil: aprendendo