Ressonância magnética
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
PROFESSOR: Itamar
SÉRIE: 2ª série do E.M. TURMA: C
RESSONANCIA MAGNÉTICA E SEUS EFEITOS EM GRANDES ESTRUTURAS
ALUNOS:
Luís Henrique nº: 24
Mauro Melo nº: 28
Pedro Henrique nº: 32
Rafael Gomes nº: 33
Rômulo Antônio nº: 34
TERESINA- PI
2014
INTRODUÇÃO
Uma das áreas que mais crescem no Brasil é a que diz respeito à construção civil. Os grandes investimentos em desenvolvimento de novas técnicas e pesquisas são essenciais para um maior progresso da Engenharia Civil. Um dos ramos dessa ciência é o investimento em novos matérias.
Uma das maiores preocupações da engenharia civil desde o fato ocorrido na ponte Tacoma Narrows é os efeitos da ressonância em grandes estruturas. A partir desse fato houve uma grande revolução na construção de grandes obras, em especial pontes.
Esse desenvolvimento na construção pontes proporcionou aos engenheiros a construção dessas, de formas magnificas, com um comprimento muito grande, suportando um peso muito elevado, e pudessem ser elaboradas usando técnicas muitas bem consistentes que as antigas.
Mas o que a ressonância e o que os engenheiros desenvolveram para reduzir os seus efeitos em grandes obras?
DESENVOLVIMENTO
Sempre que a frequência natural de uma máquina ou estrutura coincide com a frequência da força externa atuante, ocorre o fenômeno conhecido como ressonância, que leva a grandes deformações e falhas mecânicas. Um dos maiores exemplos sobre os efeitos da ressonância na Engenharia Civil foi a fato ocorrido na ponte Tacoma Narrows, nos Estados Unidos. Inaugura em Julho de 1940, colapsou em sete de Novembro do mesmo ano quando entrou em ressonância induzida pelo vento.
A ponte Tacoma serviu de exemplo para a construção de pontes. Onde nessas novas foram passados a serem considerados os efeitos da ressonância.
Em virtude dos efeitos devastadores que podem surgir em máquinas ou estruturas, os