Transporte
Inicialmente vamos entender o que é transporte?
É o deslocamento de pessoas e pesos de um local para outro.
O tema trabalhado será a Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil.
O estudo tem com objetivo mostrar a importância do conhecimento logístico nesse setor trazendo ao nosso trabalho uma grande variedade de informações ao tema proposto.
CONCEITOS BÁSICOS AO TRANSPORTE
O transporte é um dos subprocessos mais relevantes, pois envolve o deslocamento externo do fornecedor a empresa entre plantas, e da empresa para o cliente em forma de material e ou produto final.
Um sistema de transportes é conhecido pelo modo (via de transporte), pela forma (vários modos de transporte), meio (elemento transportador) e instalações (terminais de cargas). Os transportes de cargas possuem cinco tipos de modais: aeroviário, ferroviário, hidroviário e rodoviário, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos.
Características de operação
Unimodal: Utiliza apenas um modal para levar a mercadoria da origem até o destino;
Intermodal: Utiliza mais de um modal como apoio, quando o trajeto total não comporta apenas um modal;
Multimodal: Utiliza mais de um modal como apoio, a diferença esta na contratação empresa OTM (Operador de Transporte Multimodal), que encarrega de todo processo.
Transbordo: Utiliza transporte de mercadorias em mais de um veículo, utiliza apenas um modal, é considerado transbordo quando o transporte é realizado em mais de um veículo utilizando um mesmo documento de transporte em um mesmo modal.
Todas as características dependem da otimização do modal com a mercadoria, inclusive atualização o melhor modal a ser utilizado.
Tipo de utilização dos modais;
Rodoviário, utilizado para cargas pequenas e média, curtas e médias distâncias,
Ferroviário é mais apropriado para