Ressonância magnética
Para entender como o aparelho de ressonância magnética funciona, vamos começar pela palavra "magnética". O maior e mais importante componente em um sistema de ressonância magnética é o magneto. O magneto de um sistema de ressonância magnética é classificado por uma unidade de medida conhecida como tesla. Outra unidade de medida normalmente usada com magnetos é o Gauss (1 tesla = 10 mil Gauss).
Equipamentos:
Gantry- solenoide principal cria um campo magnético uniforme.
Bobinas de compensação- garante a uniformidade do campo magnético.
Bobinas de gradientes- visa diferenciar a região do campo.
Bobinas transmissoras e receptoras- transmite radiofrequência e recebe.
Computador- método de reconstrução de imagem é chamado de Fourier.
Propriedades magnéticas dos átomos de Hidrogênio, como prótons e nêutrons são fundamentais para a realização da imagem em RM, o núcleo do átomo de hidrogênio estar constituído de um único próton (P), este próton, é igual ao nosso planeta, está girando constantemente ao redor do seu próprio eixo. O Hidrogênio é o mais abundante em nosso organismo (10 em 1mm de tecido).
Diz-se que ele possui Spin S -> com sentido definido, o Spin também está associado com movimentos magnéticos da partícula, o n° par de partículas soma de Spin 0.
Existem etapas para o funcionamento da RM:
Alinhamento- Um momento magnético é colocado num campo magnético, no campo externo os hidrogênios estão desalinhados, mais quando existe campo magnético, existe um magnetismo e ficam alinhados.
Movimento de precessão: é o movimento do Spin em torno do campo magnético, é igual para todo o hidrogênio em posição longitudinal.
Ressonância: onda de Radio Frequência, posição transversal.
1° Fase fornecer energia para prótons de baixa energia.
2° Fase sincronização de movimentos.
Relaxamento:
Quando o sinal de radio frequência e cortado, ocorre o relaxamento dos íons, podemos dizer