Ressonância Magnetica
História da Ressonância Magnética Em 3 de julho de 1977, ocorreu algo que mudaria o cenário da medicina moderna, embora mal tenha sido notado fora da comunidade de pesquisas médicas: foi feito o primeiro exame de ressonância magnética em um ser humano. Foram necessárias quase cinco horas para produzir uma imagem. E se compararmos com os padrões atuais, as imagens eram bem feias. Dr. Raymond Damadian, médico e cientista, e seus colegas Dr. Larry Minkoff e Dr. Michael Goldsmith trabalharam durante sete longos anos para chegar a esse ponto. Raymond Damadian batizou sua primeira máquina de imagem por ressonância magnética com o nome Indomitable (Indomável). Este equipamento encontra-se atualmente em exposição no National Museum of American History (da Smithsonian Institution) em Washington, EUA.
(Primeiro exame de RM do corpo humano, em um paciente portador de câncer).
Ressonância Magnética (RM) Exame que usa um campo magnético para gerar imagens em alta definição de ossos, órgãos e tecidos do corpo humano.
Para que serve? É um dos melhores recursos para analisar com detalhes a anatomia do corpo, pois aponta com precisão tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas. A RM ajuda os médicos no diagnóstico e no acompanhamento de uma série de doenças e condições, sendo um grande guia para cirurgiões durante operações e procedimentos invasivos.
Como é feito?
A pessoa é deitada em uma maca, que desliza para dentro de um tubo que, em funcionamento, registra as imagens da região desejada. Deve-se evitar movimentos durante a realização do exame. O procedimento dura em média de 15 a 40 minutos.
Crianças podem fazer RM?
Crianças pequenas podem necessitar de anestesia, pois o exame requer