Respostas sobre Estado
1. A obediência dos súditos é condicionada por motivos extremamente poderosos ditados pelo medo ou esperança, seja o temor por vingança dos detentores de poder ou esperança de recompensa de terra no mundo da época. Mas a obediência também pode ser condicionada por outros interesses variados interesses pelos fundamentos da legitimidade, quais são pelo poder tradicional exercido pelo patriarca ou senhor das terras; Carisma da autoridade e dons extraordinários dos indivíduos eleitos os escolhidos soberanamente e o terceiro fundamento se coloca o líder impondo-se em razão da legalidade baseado em regras racionalmente estabelecidas por estatutos, como tal se comporta o “servidor do Estado” nos dias atuais que possui uma competência “positiva” para realizar tarefas.
2. Os fundamentos de obediência do Estado maior dependem do detentor de poder, são eles próprios os proprietários dos instrumentos de gestão que podem ser os recursos financeiros, edifícios, material de guerra parque de veículos, cavalos etc. A segunda categoria obedece o princípio oposto: o Estado Maior e “privado” dos meios de gestão, pois naquela época o empregado e o proletário são “privados” dos meios materiais de produção numa empresa capitalista. O detentor do poder dirige e organiza a administração, delegando poder executivo à pessoas ligadas à ele; a empregados que admitiu ou familiares que não são proprietários, mas que administram por pessoas economicamente independente do poder.
3. No Estado Moderno o poder eu dispõe da totalidade dos meios políticos tende a reunir-se em mão única. Sendo assim, nenhum funcionário permanece como proprietário pessoal do dinheiro que ele manipula dos edifícios, ou seja, fica “privado” à direção administrativa de qualquer funcionário e dos trabalhadores burocráticos dos meios de produção . O Estado Moderno é o grupamento de dominação que apresenta caráter institucional e que procurou monopolizar, nos limites de um território, a