Utilização dos ácidos
Introdução aos ácidos
Ácido, no âmbito da química, pode se referir a um composto capaz de transferir Íons (H+) numa reacção química, podendo assim diminuir o pH duma solução aquosa, ou a um composto capaz de formar ligações covalentes, com um par de eléctrons.1 As bases são os análogos opostos aos ácidos.
HCI:
Esse ácido é muito utilizado em laboratórios e em processos industriais, principalmente para a formação de haletos orgânicos, e é um dos componentes do suco gástrico do estômago.
HCN:
Usa-se muito o ácido cianídrico na fabricação do plástico, corantes diversos, acrílicos.
HF:
É usado na produção de sais fluorados, gases de refrigerantes, criolita, agrotóxicos, detergentes, teflon, na purificação de minérios
H2S:
O ácido sulfídrico possui um papel importante em análises qualitativas tradicionais, onde se procede à precipitação de metais com sulfuretos insolúveis. Em outros casos, o ácido sulfídrico é venenoso. Ele se caracteriza pelo cheiro de ovo podre.
H2CO3:
O ácido carbônico é um acido fraco (o mais fraco existente), e é utilizado na fabricação de cerveja e também é responsável pelos gases dos refrigerantes e da água tônica.
HNO3:
A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes.
H2S04:
É uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá também na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc.
CH3COOH:
Aplicado em diversos ramos da industrial como na produção de acetato de celulose (conhecido como simplesmente acetato), na produção de PET (politereftalato de etileno, um polímero impermeável a gases e por isso é utilizado na fabricação de garrafas para refrigerantes)
H3P04
O ácido fosfórico é muito empregado na indústria alimentícia como acidulante de refrigerantes