sei la
1)A figura mostra um peso de 44 N suspenso no ponto P de uma corda. Os trechos
AP e BP da corda formam um ângulo de 90°, e o ângulo entre BP e o teto é igual a 60°. Qual é o valor, e newtons, da tração no trecho AP da corda?
2) Na figura, um corpo de peso 120 N encontra-se em equilíbrio, suspenso por um conjunto de três fios ideais A, B e C. Calcule as intensidades das trações TA, TB e TC, respectivamente nos fios A, B e C.
3) Um ornamento de peso 80 N está suspenso por um cordel, como indica a figura:
No equilíbrio, calcule a intensidade da tração no cordel.
4) Uma pedra de 664 N de peso encontra-se em repouso, suspensa por três cordas leves A, B e C, como representa a figura. Calcule as intensidades das trações nessas cordas (TA, TB e TC).
Use: sen 30° = 0,50; cos 30° = 0,87; sen 53° = 0,80; cos 53° = 0,60.
5) Dois homens seguram as extremidades de uma corda leve, flexível e inextensível. No ponto médio da corda, um corpo A de peso igual a 800 N está suspenso em equilíbrio:
Sendo Ǿ= 30º, determine a tração nos dois ramos da corda.
6) Suponha que duas crianças brincam em uma gangorra constituída por uma prancha de madeira de peso 200 N. A prancha tem forma regular, constituição homogênea e encontra-se apoiada em seu centro geométrico. O peso da criança A é igual a 500 N
Sabendo que o sistema está em equilíbrio na situação apresentada, determine:
a) O peso da criança B.
b) A intensidade da força exercida pelo apoio sobre a prancha (reação normal do apoio).
7) Na figura abaixo está representada uma barra homogênea de comprimento 3,0 m e peso 60 N em equilíbrio devido à carga P. Determine