Respostas do questionário da unidade IV de Gestão de Suprimentos e Logística
0,25 em 0,25 pontos
Resposta Selecionada:
d. I, IV e V
Respostas:
a. I, II e III
b. II, III e IV
c. III, IV e V
d. I, IV e V
e. II, III e V
Feedback da resposta:
Alternativa: D
Comentário: a definição de logística é fundamental para bem se entender a movimentação de materiais ao longo das cadeias de suprimentos. É uma das mais vibrantes atividades que um administrador pode imaginar.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Com o advento do Just in Time nos processos de planejamento da produção das empresas, aumentou a preocupação com a redução dos estoques, ao mesmo tempo em que aumentava a preocupação com o aumento na frequência dos transportes, dada a redução dos lotes produtivos. Em alguns setores industriais como o químico e o de petróleo, os processos logísticos podem representar entre 35 a 45% na cadeia de valor dos produtos. Para bem entendermos a importância da logística, é razoável avaliar o conceito de cadeia de valor de Porter: “A vantagem competitiva não pode ser compreendida olhando-se para a organização como um todo. Ela deriva de muitas atividades discretas que a organização desempenha projetando, produzindo, comercializando, entregando e apoiando seu produto - Uma organização ganha vantagem competitiva executando essas atividades estrategicamente importantes de maneira mais econômica ou melhor do que seus concorrentes.” A partir do texto acima, podemos concluir que:
Resposta Selecionada:
a. Porter define dois grupos de atividades na cadeia de valor: atividades primárias e de apoio.
Respostas:
a. Porter define dois grupos de atividades na cadeia de valor: atividades primárias e de apoio.
b. Logística de entrada, operações, logística de saída, marketing/vendas e assistência técnica são atividades de apoio, segundo Porter.
c. Infraestrutura, recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e aquisição são atividades primárias, segundo Porter.
d. Para ganhar vantagem competitiva sobre seus concorrentes, as