Pratica do milk run
FORNECIMENTO A INDÚSTRIA
AUTOMOBILÍSTICA DO BRASIL
Patricia Alcantara Cardoso (PUCPR) patricia@cardoso.com Mayra Yumi Jó (PUCPR) mayrayjo@yahoo.com.br Resumo
O setor automobilístico é um dos setores mais dinâmicos e sensíveis a inovações. Ele está em constante desenvolvimento devido ao alto nível de competitividade, então, o conceito de gestão da cadeia de suprimento conquista sua importância seendo implementado na prática. Para integração entre empresas em busca de benefícios comuns, torna-se essencial um gerenciamento dessa cadeia que seja capaz de coordenar as atividades buscando maiores lucros, agilidade na entrega, acréscimo no valor agregado e participação no mercado.
Empresas estão aplicando o sistema Milk Run, sistema de coletas programadas de componentes junto aos fornecedores respeitando rotas e horários pré-derteminados. O objetivo deste trabalho é analisar a prática do suprimento do Sistema Milk Run entre empresas, montadoras e fornecedores da indústria automobilística no Brasil, visando estudar a execução do sistema e ferramentas utilizadas em seu gerenciamento. Para atender a esse objetivo, realizou-se revisão literária e estudos de casos com três montadoras e quatro fornecedores. Para o levantamento dos dados foram enviados questionários referentes ao tema às empresas montadoras e fornecedores automobilísticos. A partir da tabulação e consolidação dos questionários, identificou-se que a prática do sistema Milk Run é semelhante entre as empresas, tendo bem definido o conceito do sistema estudado e um padrão em sua execução.
Abstract
The automobile sector is one of the sensible sectors very dynamic to innovations. It is in constant development due to the high level of competitiveness, then, the concept of supply chain management conquests its importance by being implemeented. For integrating companies aiming common benefits, a management of this chain becomes essential that is