MIlkrun
A necessidade de desenvolvimento de novas técnicas ligadas ao setor de logística e cadeia de suprimentos tem se tornado latente no cenário mercadológico. O Sistema Milk Run surge como fruto desta busca incessante pela inovação, sendo um método de aceleração de fluxo de materiais no ciclo produtivo. O alto nível de competitividade do mercado exige a inovação como fator chave para as organizações, requerendo dos gestores soluções que busquem eficiência somada à redução de custos.
A inspiração da ferramenta Milk Run encontra- se na coleta diária do leite nas propriedades produtoras. Este sistema consiste na coleta programada de peças, em que um único veículo executa a operação de transporte de peças ou componentes, coletando- as em alguns fornecedores com horários programados para coletas e entregas das peças na empresa no horário programado. Obviamente, este processo reduz custos ligados ao transporte e lead time entre processos, sendo indubitavelmente inerente à eficiência do processo logístico.
O artigo propõe uma análise a ferramenta Milk Run usando de conceitos para explicar e tomando exemplo a indústria de logística com aplicação da dita ferramenta, delimitando o embasamento teórico do artigo.
2- Milk Run
A necessidade da integração estratégica entre logística e gestão da cadeia de suprimentos tornou-se latente dentro das organizações, possibilitando um constante aperfeiçoamento de técnicas e processos. O Milk Run surge como fruto destes aprimoramentos, otimizando o fluxo no decorrer da cadeia produtiva.
Segundo Pires (2004), o principal objetivo do Milk Run é reduzir custos logísticos de abastecimento por meio de economias de escala e racionalização das rotas, bem como aumentar a confiabilidade do processo. A lógica desse modelo é ter um sistema de suprimento com roteiros e horários predefinidos para as coletas de materiais junto aos fornecedores. A figura 1 ilustra a rede de processos envolvidos no Milk Run: