Barramento
Um módulo de E/S pode trocar dados diretamente com o processador. Assim como o processador pode iniciar uma operação de leitura ou escrita na memória.
Em alguns casos, é preferível que a transferência de dados de E/S seja feita diretamente para a memória. O processador permite o acesso de leitura e escrita na memória a um módulo de E/S, de modo que as transferências de dados entre a memória e a E/S sejam realizadas sem intervenção do processador. Durante essa transferência, o módulo de E/S envia comandos de leitura ou escrita diretamente para a memória, deixando o processador livre da responsabilidade dpela troca de dados. Essa operação é conhecida como DMA (acesso direto a memória Direct Memory Access).
Estruturas de interconexão
A coleção de caminhos que conectam os vários módulos é chamada de estrutura de interconexão. O projeto dessa estrutura depende das informações trocadas entre os vários módulos. Os tipos de troca de informações necessárias, indicando as formas de entrada e saída para cada tipo de módulo são:
• Memória: Tipicamente, uma memória é composta de N palavras de um mesmo tamanho. Cada palavra possui um único endereço numérico. Uma palavra pode ser lida ou escrita na memória.
• E/S: Podem ser efetuados dois tipos de operações: leitura e escrita. Um módulo de E/S pode controlar mais de um dispositivo externo. Cada interface de dispositivo externo é chamda de porta e tem endereço distinto. Um módulo de E/S pode também enviar sinais de interrupção para o processador.
• Processador: lê dados e instruções, escreve dados após seu processamento e usa sinais de controle para controlar a operação do sistema todo.
As estrutura de interconexão deve suportar os seguintes tipos de transfêrencia:
• Memória para o processador: processador lêi uma instrução da memória
• Processador para a memória: o processador escreve uma unidade de dados na memória.
• E/S para o processador: o processador lê dados de um