Emoçao
O objetivo deste trabalho foi examinar o percentual de reconhecimento das emoções manifestadas nas expressões faciais. E verificar se a taxa de acerto de reconhecimento é diferente para gêneros diferentes com análises separadas para os homens e as mulheres.
A emoção é um estado fisiológico associado a uma ampla variedade de sentimentos, pensamentos e comportamentos, apresenta uma interação do relacionamento humano em processos adaptativos da pessoa ao ambiente e nos seus contextos sociais e culturais conforme as diferentes situações da vida.
Na história da evolução biopsicossocial humana, a emoção tem como função salvar nossa vida, assim como em outras espécies. Portanto é um mecanismo importantíssimo para o sistema adaptativo. (Analise Comportamental das Emoções, http://www.psicolatina.org/16/analise.html)
2. MÉTODO
2.1 Sujeitos:
Para a aplicação do exercício de Reconhecimento de Expressões Faciais de Emoções, foram escolhidas 16 pessoas, sendo 8 homens e 8 mulheres, em que o estado civil não foi considerado. As idades variavam entre 30 a 40 anos, a média de idade entre os homens foi de 32 anos e das mulheres 35 anos, a variação média de todos os participantes ficou na faixa de 34 anos. Todos os participantes possuíam curso superior completo em diversas áreas de atuação. A renda mensal dos participantes variou entre R$ 4.000,00 á R$ 8.000,00.
Tabela 1 - Características dos Sujeitos entrevistados
[pic]
Instrumentos:
Como instrumento de medição utilizamos 4 fotos coloridas, impressas em papel, de um modelo do gênero masculino, apresentando expressões faciais das seguintes emoções: Foto 1: ALEGRIA; Foto 2: RAIVA; Foto 3: SURPRESA e Foto 4: TRISTEZA.. As fotos estão apresentadas em anexo a este trabalho. (Fonte: Fotos de Eliana Assumpção, disponíveis em http:// galileu.globo.com/edic/111/rep_mentira.htm. Acesso em 25/10/2012)
Abaixo de cada foto foram