Bairro e zoneamento lu
Pelo foto do grande crecimento da polulaçao do centro urbano foram se tranformando em bairros.
No icinio do século XVII já era mencionado os barrios de são bento e carmo e em janeiro de 1626 a câmera mandava nas umas das principais superação. Seria entre a cidade alta e baixa,mais o que mais favoreceu o zoneamento e a subdivisão desses centros urbano foi a concentração da população urbana.
Entre Recife e Olinda houve grandes rivalidade por conta de suas diferentes característica como o centro do comercio e o local de residência das grandes propriedades rurais de pernanbuco, assim os proprietários não poderiam abter bairros como o de santo antonio,mas isso não os impedia mesmo tendo vários conflitos conduzidos pela guerra dos mascate.
E assim foi definido os tipos de habitação uso em contraste com outros bairros ou como um conjunto de vilas e cidades que constituíam as inicipientes de zoneamneto do núcleos urbanos colônias que foram aparte dai que se constitui as ruas com suas principais funções especificas.
CONSTRUÇOES
Os padrões das construções urbanas que refretiram a evolução das grandes aglomerações nos primeiros edifício do século XVII que evidenciaram a simplicidade da vida urbana no período da colônia.
Foi de grande transformação que se passou a arquitetura do brasil no século XVII a XVIII que tal significado foi caracterizado como uma período denominado monumental,e com essa perspctiva tentando relacionar a evolução urbana e a arquitetura que procuramos foca nas diferentes categorias de edificação.
CONSTRUÇAO PARTICULARES DE RESIDENCIA E TRABALHO
Essas construções destinavam a habitação dos menbros das camados sócias com vínculos permantes com o meio urbano,funciorarios,proprietários rurais,comerciantes entre outros.
Um dos fatos importante e que a maioria das residências pertencia a proprietário rurais nos quais iam apenas para os centros urbanos apenas em determinada ocasião,sendo assim suas casa permaneciam se na maior