respostas das eds.
Define-se terraplenagem como a arte de mudar a configuração de um terreno. A construção de estradas, aeroportos, barragens, galpões industriais, loteamentos, são exemplos de obras de terraplenagem .Seria assim,o conjunto de operações necessárias para retirar o solo dos locais em que se encontra em excesso para aqueles onde há carência, seguindo os projetos. Os serviços de terraplenagem compreendem algumas etapas como escavação, carregamento ou carga, transporte, espalhamento e compactação de terras.
INTRODUÇÃO
Seja na fase de orçamento ou na fase de execução de uma terraplenagem deve-se saber quais equipamentos optar para executar a obra de maneira fácil e econômica. Em serviços de terraplenagem o ponto mais importante é saber a maneira mais fácil e econômica de escavar, transportar e compactar o solo, além, é claro, de suas características. A partir desse conceito e sabendo-se que para executar uma obra de terraplenagem nos dias atuais deve-se usar um conjunto de máquinas e equipamentos, esse trabalho vem discorrer sobre cada dos mesmos.
Apresentaremos a seguir,a descrição dos principais aspectos de uma obra de terraplanagem,referentes aos tipos de equipamentos empregados e suas funções.
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM
Aqui algumas das máquinas e equipamentos mais utilizadas nos serviços de terraplenagem, destacando-se suas funções e modelos. Tratores de Esteiras: são equipamentos destinados à escavação de solos e desmatamento, sendo equipados com lâminas para operação de escavação, ou com placas de empuxo para operação de “pusher” (empurrador) em moto-escavo-transportadora. Alguns são equipados também com escarificadores que visam facilitar o trabalho de escavação quando o solo é muito duro¹.
Existem vários modelos de tratores de esteiras que variam desde os de pequenas potências D3, D4, D5, os de médias potências D6, D7, D8 e os de maiores potências D9, D10.