Artigo de opinião
Artigo de opinião: texto jornalístico que se caracteriza por expor claramente a opinião do seu autor. Também chamado de matéria assinada ou coluna (quando substitui uma seção fixa do jornal). As CARACTERÍSTICAS do artigo de opinião são:
● Contém um título polêmico ou provocador.
● Expõe uma ideia ou ponto de vista sobre determinado assunto.
● Apresenta três partes: exposição, interpretação e opinião.
● Utiliza verbos predominantemente no presente.
● Utiliza linguagem objetiva (3ª pessoa) ou subjetiva (1ª pessoa). PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS DE UM ARTIGO DE OPINIÃO: ● Relações de causa e consequência.
● Comparações entre épocas e lugares.
● Retrocesso por meio da narração de um fato.
● Antecipação de uma possível crítica do leitor, construindo antecipadamente os contraargumentos.
● Estabelecimento de interlocução com o leitor.
● Produção de afirmações radicais, de efeito. EXEMPLO DE ARTIGO DE OPINIÃO:
A bondade dos assassinos
●
País começou a matar Santiago ao ficar na dúvida sobre o que fazer diante dos boçais mascarados e seus chiliques medievais
Guilherme Fiuza
Publicado: 15/02/14 0h00
O Brasil bonzinho assassinou o cinegrafista Santiago Andrade. Não foi outro o criminoso. Quem matou Santiago foi esse Brasil envernizado de bondade e infernizado de hipocrisia. Nenhum débil mental mascarado poderia ter matado Santiago sem a cumplicidade desse monstro.
A herança maldita da Primavera Burra foi apontada exaustivamente neste espaço. Os bempensantes e os demagogos — hoje praticamente indiscerníveis — continuaram matraqueando que os políticos precisavam
ouvir “o recado das ruas”. Mentira. Não houve recado nenhum. Não há uma mísera mensagem aproveitável daquele carnaval cívico, onde multidões exuberantes marcharam contra tudo e contra nada — na mais patética perda de oportunidade política na era do Império do Oprimido.
É claro que esse