Respostas Cap 6 Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato
Para alcançar ambos os objetivos, ela precisa dispor de uma força de vendas competente, dinâmica e, sobretudo, afinada. Entretanto, Renata enfrenta dois problemas cruciais: suas equipes estão espalhadas geograficamente e, como o negócio está em expansão, ela precisa admitir mais pessoas. Seu primeiro cuidado foi trocar ideias com seus subordinados, os gerente de vendas. Sua preocupação era como integrar o pessoal como se fosse um sistema coeso e amarrado apesar da distância?
Resposta: Era necessário orientar o pessoal a respeito da cultura organizacional da Multimarcas, embutir na cabeça dos representantes as noções fundamentais a respeito da cultura da empresa. Os artefatos deveriam ser mais personalizados para marcar e realçar a presença da firma. Os valores deveriam ser mais comentados, discutidos e fixados na mente das pessoas: dos funcionários como dos clientes. As pressuposições básicas deveriam ser mais esclarecidas.
Mas como fazê-lo em uma organização extremamente descentralizada? O que você faria?
Resposta: Tornava-se necessário empreender um intenso programa de integração e socialização de todo o pessoal do departamento de marketing para aumentar a consonância em relacionamento. O trabalho deveria envolver necessariamente uma discussão da missão e da visão da companhia, ou pelo menos, do seu departamento, para então chegar aos métodos de socialização propriamente ditos.
O que você faria no lugar de Renata?
Resposta: Apresentaria uma proposta de programa de integração e socialização, envolvendo a abordagem da missão e visão da companhia, através de itens como: assuntos organizacionais, benefícios oferecidos, deveres do novo integrante quanto as responsabilidades básicas, visão geral e