Citações
Fichamento 1
Empreendedorismo
Dando asas aos espirito empreendedor
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
“O empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, matérias e tecnologias.” (SCHUMPETER, 1947 apud CHIAVENATO, 2008, p. 8).
Para Chiavenato (2008, p. 103) “A sociedade anônima (S.A.) é uma associação na qual o capital social é dividido em ações (nominais ou ao portador) de um mesmo valor nominal, constituído mediante subscrições.”
De acordo com Chiavenato (2008, p. 26) “O objetivo de um negócio é produzir e vender com lucro produtos/serviços que satisfaçam necessidades e desejos da sociedade.”
De acordo com Chiavenato (2008, p. 95):
O conceito de empresário reúne dois elementos conjuntos: atividade econômica e um estabelecimento. Assim, o empresário exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Esse conceito substitui a firma individual do velho código comercial.
Para Chiavenato (2008, p. 97) “O novo Código Civil define duas espécies de sociedades: a sociedade simples e a sociedade empresária.”
De acordo com Santos (1982 apud CHIAVENATO, 2008, p. 41) a empresa é:
Comumente definida pelos economistas como uma unidade básica do sistema econômico, cuja principal função é produzir bens e serviços. Para conseguir fabricar seus produtos, ou seja, os recursos naturais, o capital e o trabalho necessário para o desempenho da função produção.
Chiavenato (2008) estabelece uma regra óbvia, na qual afirma que nenhuma empresa pode ser criada nem algum capital inicial, e muito menos irá se manter no mercado de trabalho se não houver alguma capital de giro. As empresas são organizações que necessitam recursos para