REFLEXÕES SOBRE ASSÉDIO SEXUAL NAS ORGANIZAÇÕES
FACULDADES ALTO DO IGUAÇU- FAI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – DISCIPLINA: SEMINÁRIOS AVANÇADOS II
REFLEXÕES SOBRE ASSÉDIO SEXUAL NAS ORGANIZAÇÕES
Acadêmica:
Samira Ferreira de Souza¹
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O tema abordado trata de mostrar uma realidade que acontece diariamente nas organizações, sejam elas públicas ou privadas: o assédio sexual. O objetivo desta pesquisa é verificar se as pessoas sofreram algum tipo de assédio sexual no ambiente de trabalho.
O problema levantado é verificar se as pessoas estão preparadas para lidar com o assédio sexual entre seus colaboradores? Como agir? Quais leis as protegem? O que fazer para lidar com o assédio sexual no ambiente do trabalho?
Considera-se como hipótese inicial o fato de que o contato físico informal possa ser considerado assédio sexual por algumas pessoas. Considera-se, ainda, como hipótese a possibilidade dos sujeitos não estarem preparados para lidar com este fenômeno.
Os aspectos metodológicos aplicados nesta pesquisa são a abordagem bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário de pesquisa com seis perguntas com dez colaboradores que trabalham em empresas do ramo da saúde e comércio/prestação de serviços no ano de 2013 na cidade de Laranjeiras do Sul/PR.
Na realização dos questionários realizou-se uma apresentação do entrevistador, do tema da pesquisa, e conceituando-se o assédio sexual, citando casos ocorridos e verificando o conhecimento de cada sujeito entrevistado.
¹ Samira Ferreira de Souza. Estudante. FAI – Faculdades Alto Iguaçu – Administração. E-mail: samyfs@hotmail.com
1 ASSÉDIO SEXUAL
1.1 O QUE É ASSÉDIO SEXUAL?
O assédio sexual é um assunto difícil de falar, pois lida com a liberdade das pessoas. Conforme o Ministério da Saúde (2008):
O assédio sexual é toda tentativa, por parte do superior hierárquico (chefe), ou de quem detenha poder hierárquico sobre o subordinado, de obter dele