Resposta do Circuito RL a uma Fonte Variável
Engenharia Elétrica
Relatório apresentado na disciplina Circuitos II como apresentação da experiência realizada na última aula.
Professor: Carlos Renato
Conrado Sabino Moura RA:A06143545
1 OBJETIVO
O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RL em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada, observando a resposta apresentada pelo circuito RL a uma fonte exponencial estabelecendo a equação de corrente no circuito em função do tempo e obtendo formas de onda utilizando o software LTSpice.
2 INTRODUÇÃO
A resposta natural de circuitos RL e RC ocorre quando a energia armazenada em um indutor ou capacitor é repentinamente fornecida a uma rede resistiva. Isso acontece quando o indutor ou capacitor é desligado abruptamente de sua fonte.
A resposta natural também é chamada de resposta transiente, uma vez que ela depende apenas da natureza dos elementos do circuito e desaparece ao longo do tempo pela dissipação da energia armazenada no indutor ou capacitor, se transformando em calor nos resistores do circuito.
3 PARTE TEÓRICA
Fundamentação teórica mostra que a corrente começa no valor inicial e diminui exponencialmente tendendo a zero à medida que t aumenta.
A reposta natural de um circuito RC é uma queda exponencial a partir da tensão inicial.
Sabemos que quando a corrente em um indutor ideal é constante, a tensão entre seus terminais é nula, ou seja, o indutor se comporta como um curto. Sabemos também que quando a tensão em um capacitor ideal é constante, a corrente no mesmo é nula, ou seja, o capacitor se comporta como um circuito aberto.
A constante de tempo também é uma consideração importante a ser feita, pois ela determina a taxa à qual a corrente ou tensão se aproxima de zero. No circuito RL ela é determinada por L/R e no circuito RC por R x C. Na maioria das finalidades práticas, consideramos que para um