html
UNIDADE ENTRAL DE PROCESSAMENTO (UCP)
A CPU — Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento (UCP) em português — é um circuito integrado que controla todas as operações e o funcionamento do computador, responsável pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Ela age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares — programas, jogos etc. — e retornando resultados. Para efetuar um cálculo matemático é responsável pelo processamento e execução de programas armazenados na Memória Principal. As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador. A UCP é composta por duas partes:
UAL - Unidade Aritmética e Lógica: tem como função a execução das instruções.
UC - Unidade de Controle: tem como função a busca, interpretação e controle de execução das instruções, e o controle dos demais componentes do computador.
MEMÓRIA PRINCIPAL (MP) A Memória Principal tem por finalidade armazenar toda a informação que é manipulada pelo computador - programas e dados. Para que um programa possa ser manipulado pela máquina, ele primeiro precisa estar armazenado na memória principal. Tem por finalidade permitir a comunicação entre o usuário e o computador. Para executar um programa, bastaria UCP e MP; no entanto, sem os dispositivos de Entrada e Saida( E/S ) não haveria a comunicação entre o usuário e o computador.
A memória principal é a memória de armazenamento temporário, que armazena os programas e os dados que estão sendo processados, somente durante o processamento. É uma memória volátil (RAM), pois os dados só permanecem nela armazenados enquanto houver energia elétrica. Na falta de energia, quando o computador for desligada, todos os dados são perdidos.
Unidades de Entrada e Saída de Dados
Os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) servem basicamente para a comunicação do computador com o meio externo.