Resposta-Antropologia e Cultura Brasileira (Unid 8)
0,2 em 0,2 pontos
Em sua batalha intelectual, mas também prática e política, buscaram inspiração na Antiguidade grega e romana e condenaram seus imediatos antecessores, que teriam vivido um período de trevas, que chamaram de Idade Média, entre a Antiguidade e o Renascimento da glória dos antigos.
A visão de patrimônio do período renascentista apresentava uma crítica aos valores:
Resposta
Resposta Selecionada: a) do Teocentrismo
Resposta Correta: a) do Teocentrismo
Feedback da resposta: No período do Renascimento (os valores do antropocentrismo – o homem no centro do universo) foi realizada uma crítica aos valores religiosos atribuídos pela Igreja Católica (os valores do teocentrismo – o deus cristão no centro do universo) ao termo patrimônio da Idade Média.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
A Revolução Francesa destruiu os fundamentos do antigo regime (monarquia), unificando territórios e demarcando um Estado Nacional, cuja primeira tarefa foi inventar os cidadãos. Esse Estado foi constituído a partir de um conjunto de cidadãos que compartilhavam uma língua e uma cultura, um território e uma origem.
A partir da Revolução Francesa surge a noção de:
Resposta
Resposta Selecionada: c) Patrimônio Nacional
Resposta Correta: c) Patrimônio Nacional
Feedback da resposta: A partir da Revolução Francesa surge a noção de Patrimônio Nacional como referência pertencente a todo um povo, que tem uma origem e territórios comuns.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Com a ampliação da noção de cultura - que contou com a contribuição de áreas como a História, Antropologia e Sociologia, que se colocaram contra as concepções racistas resultantes de movimentos totalitários, como o nazismo e fascismo - surgiram debates que objetivaram repensar o conceito de patrimônio. Foi nesse contexto que surgiu a UNESCO.
Com base na afirmativa acima, assinale o período histórico