Mecânica dos Fluidos – Princípio de Pascal
Augusto Sérgio de Oliveira Costa – 2011211596
Eriomar Kalieudes Morais e Silva – 2012011379
Adilino Sena Maia – 2013010119
Ítalo Benevides Costa - 2013010111
Ítalo Bruno GE Negreiros – 2013010145
Francisca Idalina De Mesquita Neta - 2012020279
Universidade Federal Rural do Sémi-Árido/Campus Caraúbas
A seguinte prática realizada em laboratório consiste em investigar a mecânica dos fluidos, aplicar o Princípio de Pascal e estudar os efeitos da mudança de pressão em um fluido confinado.
1. INTRODUÇÃO
Sabendo que no nosso dia a dia dependemos bastante de fluidos como a água que bebemos ou os gases. Estudam-se bastante esses compostos, como a água com que iremos trabalhar nesta pratica, visando utilizar técnicas para descobrir a pressão.
A Lei de Pascal diz que qualquer variação de pressão exercida sobre um fluido em equilíbrio hidrostático transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o contém, sendo que a pressão hidrostática é definida pela pressão exercida pelo peso de uma coluna fluida em equilíbrio.
2. ABORDAGEM TEÓRICA
O principio de Pascal, é baseado nos estudos da hidrostática, que mostra que em um líquido, a pressão é transmitida tridimensionalmente, ou seja, em todas as direções.
Temos que a diferença de pressão entre dois pontos é:
PA - PB = d g h
Ao aplicarmos uma força na superfície do liquido, todos os pontos sofrerão um aumento na pressão, tendo assim uma pressão P final diferente da inicial:
PAfinal = PA + ΔPA
PBfinal = PB + ΔPB
Para líquidos incompressíveis, as distancias iniciais de um ponto A e B, continuam constantes, sendo assim temos que:
ΔPA - ΔPB = d g h
Então
ΔPA = ΔPB
Ou seja, quando o líquido sofre um aumento de pressão na sua superfície, essa pressão será transmitida para os demais pontos do líquido. Assim podemos dizer que o principio de Pascal é que quando temos um aumento de pressão em um determinado ponto de