Teorema De Stevin E Pascal
Ellen Susan Robatto
Isadora Souza
Lorena Gonzalez
Taywana Pereira
Princípio de Stevin e Pascal
Salvador
2014
Física – Ondas e Calor
Ellen Susan Robatto
Isadora Souza
Lorena Gonzalez
Taywana Pereira
Teorema de Stevin e Princípio de Pascal
Trabalho apresentado à disciplina de Física – Ondas e Calor, como requisito parcil para obtenção de nota do curso de Engenharia da Unifacs, sob a orientação da Prof. Ana Claúdia Moreira.
Salvador
2014
1. Introdução
Simon Stevin foi um físico e matemático belga, que nasceu em Burges, em 1548 e dedicou-se aos estudos nos campos da estática e da hidrostática, que é a parte da Física que estuda as forças em líquidos que estão em repouso, sendo também um principio básico de varias aplicaçoes em nosso cotidiano. Ele demonstrou, experimentalmente, que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura.
Blaise Pascal, foi um cientista francês que contribuiu muito para a ciência. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo, ampliando o trabalho de Evangelista Torricelli. Enunciou no ano de 1653, o “princípio de Pascal”, um conceito importante no estudo da hidrostática. Segundo o principio de Pascal, quando aplicamos uma força a um líquido, a pressão causada no mesmo, se distribui integralmente e igualmente em todas as direções e sentidos. Os estudos de pascal sobre a pressão transmitida por um fluido, a todos os pontos do mesmo fluido e às paredes do recipiente que o contém, é o principio básico de varias aplicações em nosso cotidiano de máquinas hidráulicas, em que aplicamos uma pequena força a qual é transmitida em proporção bem maior.
2. Objetivo
Esse trabalho tem como objetivo explicar o Princípio de Stevin que estabelece que a pressão absoluta num ponto de um líquido homogêneo e incompressível, de densidade “d” e à profundidade “h”, é igual à pressão atmosférica (exercida