Psicologia
Embora seja cada vez menos comum, existem líderes organizacionais, que exercem poder legítimo sobre seus liderados. Independente de sua posição na empresa, de seu cargo, de seu poder em promover ou demitir alguém, estes líderes influenciam seus liderados. Este poder é conquistado não pelo cargo, mas a partir de atitudes de respeito, da transmissão de confiança, de proximidade para com seus liderados. E esta proximidade, confiança e respeito resultam em comprometimento, em motivação.
Quantas vezes já ouvimos de histórias em que a empresa estava passando por dificuldades financeiras, mas os funcionários permaneciam unidos, trabalhando, por vezes até sem receber salário, mas procurando reerguer a empresa?
Ou, quantas vezes, ouvimos também de empresas que estavam passando por dificuldades financeiras e os funcionários torcendo para que a empresa entrasse em falência, mesmo sem se darem conta de que perderiam seus empregos?
O que muda entre o primeiro e o segundo exemplo? Muitas vezes, o que muda é o estilo de liderança. O funcionário que se sente pertencente à empresa, que compreende que seu líder é comprometido para com ele, fará de tudo para ajudar a este líder, mas o contrário também é verdadeiro. O funcionário que não se sente parte da empresa, não se importará que a mesma encerre suas atividades, tenha prejuízos, perca clientes, pois ele não faz parte da empresa.
Daí a importância de uma liderança que conquiste liderados, que faça