resposnsabilidade e meio ambiente
Morin em seu livro; A cabeça Bem Feita (2003), diz que uma cabeça cheia é onde o saber é acumulado, empilhado.Uma cabeça bem feita dispõe de uma aptidão para colocar e tratar os problemas e também de princípios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dá sentido. A cabeça bem feita vai além saber parcialidade das disciplinas, reconectando o saber científico e o saber humanístico, pondo assim um fim na separação destas duas culturas para poder responder os desafios da globalidade e da complexidade.
Edgar Morin prioriza a complexidade da educação, discorrendo principalmente sobre os pressupostos e saberes que ele denomina como os sete saberes necessários à educação do futuro: primeiro saber:As cegueiras do conhecimento - o erro e a ilusão - reflexo e percepção.
No primeiro saber, a educação deve enfrentar o problema que todo conhecimento comporta - o risco do erro e da ilusão, sendo imprescindível fazer conhecer o é conhecer, ou seja, estudar as características psíquicas e culturais que constituem o conhecimento humano.
A identidade, a liberdade, a igualdade, a existência, a segurança, a segurança, a honra, a vida privada e o desenvolvimento da personalidade.
Com efeito, não é o caso de se delinear por completo os desdobramentos dos elementos componentes do direito geral da personalidade de manifestações da personalidade humana não permite ditar, exaustivamente, residindo aqui uma das suas principais vantagens ao proteger a pessoa nas suas manifestações existentes e as que poderão, e com certeza irão, aparecer ao longo do desenvolvimento da sociedade. Cumpre salientar apenas