Portugues
Acordo Ortográfico
Desde 2009, está em vigor em vários países da CPLP o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO). O Portal da Língua Portuguesa contém os dois recursos oficiais para a aplicação do AO em Portugal, como determinado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, de 25 de janeiro: o Vocabulário Ortográfico do Português e o conversor Lince. Pode obter mais informação acerca da refoma no Guia do Acordo Ortográfico.
Vocabulário Ortográfico do Português
O Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), cujos resultados o Portal agora integra, é um recurso lexicográfico de grande dimensão já adaptado ao Acordo Ortográfico. (saber mais)
Lince - conversor para a nova ortografia
O Lince é uma ferramenta de apoio à aplicação do AO que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a nova grafia. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão. (saber mais)
Outros recursos
Dicionário de Gentílicos e Topónimos Dicionário de Estrangeirismos Dicionário de Nomes Deverbais Vocabulário de Mudança Acordos ortográficos e outra legislação
Jogos e Passatempos
Dicionário para Cruzadistas Mestre de Palavras
Verificadores ortográficos
A equipa do Portal da Língua Portuguesa colaborou com outros grupos de trabalho e empresas na adaptação de verificadores ortográficos ao AO:
em colaboração com o grupo Natura da Universidade do Minho: OpenOffice / LibreOffice, Firefox e outros programas de código aberto; em colaboração com a Microsoft: Office 2007 e 2010.
DEVEMOS ALTERAR O ACORDO ORTOGRÁFICO DE 1990?
Autor:Carlos Alberto Faraco*
Qualquer pessoa que estuda a história ortográfica das línguas sabe que, por razões econômicas e culturais, não se deve mexer em ortografias estabilizadas
Mudanças “simplificadoras” ou “racionalizadoras”, embora propostas sempre com a maior das boas intenções, resultam,