aspectos da responsabilidade social
1 INTRODUÇÃO
Entende-se que a responsabilidade social é quando as empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos internos e externos. Porém a empresa precisa ter conhecimento das necessidades da comunidade ao seu redor no sentido de amenizar ou eliminar as carências. Embora haja mudanças positivas sobre ações sociais, somente será possível colher resultados efetivos quando apenas as médias e pequenas empresas incorporarem esses valores em sua gestão. Espera-se que num futuro próximo, as empresas sejam julgadas pelas suas ações, pelo seu compromisso social e com a ética, ganhando-se também uma sociedade mais justa e humanizada.
1.1 ASPECTOS DA RESPOSNSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. Segundo Jamillo e Ángel (2003) “Responsabilidade social pode ser também o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade em geral”.
As corporações estão se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes empresas. A responsabilidade social das empresas envolve atitudes, ações e relações com um grupo maior de partes interessadas, como consumidores, fornecedores, sindicatos e governo. Uma organização que trabalha o conceito de que o bom relacionamento com a comunidade é tão importante quanto apresentar ao mercado produtos de qualidade, faz