Trabalhos
PROJETO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA
METODOLOGIA: ENSINO POR PESQUISA
1º SEMESTRE/2014
**********************************************
PROFESSORES:
JOSÉ ROBERTO DE ALMEIDA
JÚLIO S. S. BERNARDO
MARCELO VILAÇA
JUSTIFICATIVA
Quando os conteúdos são abordados somente no âmbito das disciplinas, fica a cargo dos alunos a tarefa de interligá-los em sua prática cotidiana ou profissional. Esse tipo de abordagem ocorre na maioria das escolas e academias, nas quais o conhecimento é tratado de forma fragmentada. Fato que muitas vezes o torna sem sentido, desinteressante, incompreensível, difícil, inatingível. Isso faz com que o aluno fique sem motivação para estudá-lo, trabalhá-lo, absorvê-lo e aplicá-lo. Em reunião de professores, são frequentes as reclamações referentes ao comportamento de seus alunos no âmbito da motivação para o estudo, na falta de interesse pelos conteúdos de suas disciplinas. O que mais se nota, é que os alunos buscam somente as suas aprovações nas disciplinas. Para isso, ao contrário da atitude de estudar e aprender, utilizam os mais variados artifícios, indesejáveis (para os professores): a famosa cola e a cópia de trabalhos.
A princípio, uma das razões para esse comportamento incompreensível, para quem deveria aprender, vem do fato que a realidade que o aluno vive está aparentemente distante do que está sendo ensinado nas salas de aula.
O mundo real não se manifesta através da álgebra, geometria ou física, mas se mostra como um todo. Do mesmo modo o homem e sua ação não se manifestam independentemente de seu entorno natural, social, cultural e emocional.
Isso nos mostra que é necessário haver mudanças se quisermos outros resultados para o comportamento e desempenho dos alunos. Faz-se necessário, então, uma abordagem interdisciplinar, na busca dessa totalidade, segundo os especialistas do assunto. As atividades integradas constituem um campo destinado à consideração de conteúdos estudados