RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Uma organização voltada para o desenvolvimento sustentável ela planeia nos seus negócios um horizonte multidimensional, que engloba e assegura os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, na medida em que todos fazem parte de um sistema de obtenção de uma economia solidária.
A responsabilidade social de uma empresa melhora a sua comunicação com a sociedade por uma simples razão: a partir do momento em que a empresa está convencida do seu papel social e se orienta para a melhoria contínua dessa sociedade, este esforço resulta apenas num constante fortalecimento, que aumenta e reforça o seu conceito junto dessa mesma sociedade.
Uma organização socialmente responsável tem em consideração, nas decisões que toma, a comunidade onde se insere e o ambiente onde opera. Há quem defenda que as organizações, como motor de desenvolvimento económico, tecnológico e humano, só se realizam plenamente quando consideram na sua actividade o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a protecção do ambiente, o combate à corrupção, o cumprimento das normas sociais e o respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade em que se inserem.
A chamada Responsabilidade Social Empresarial é uma forma de gestão ética, responsável e transparente que tem a organização com seus stakeholders, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar seus stakeholders objetivando um canal de diálogo, discussão e consenso.
Com uma conduta direcionada a Responsabilidade Social, as empresas contribuirão para o desenvolvimento de uma sociedade justa e saudável, além de obter diversas vantagens competitivas que melhorarão a sua imagem, desenvolvimento e resultado. Há uma série de resultados positivos que a empresa pode ter, como por exemplo:
- Como é RSE é voltada na melhoria de qualidade do relacionamento com seus