RESPIRAÇÃO CELULAR
1. Glicólise - ocorre no hialoplasma da célula.
2. Ciclo de Krebs - no interior das mitocôndrias (matriz).
3. Cadeia respiratória - interior das mitocôndrias (cristas).
Glicólise.
As enzimas de todas as etapas da glicólise se encontram no hialoplasma. Nas muitas etapas, são "gastas" duas moléculas de ATP para ativar a glicose, porém, são reconstituídas quatro delas, o que significa um "lucro" de 2 ATP para a célula, ou seja, 4 ATP produzidos, menos 2 ATP gastos na ativação.
Ocorrem, além disso, por duas vezes, remoção de hidrogênios (H+) pelo NAD.
Observe o esquema glicolítico a seguir:
O ácido pirúvico (piruvato) continuará a ser degradado, porém no interior da mitocôndria. Os NADH2, resultantes da glicólise, poderão entrar na mitocôndria (havendo O2 disponível ) e ceder seus hidrogênios ao oxigênio (O2), na cadeia respiratória.
Os glicídios são também conhecidos como açúcares, sacarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono. São moléculas compostas principalmente de: carbono, hidrogênio, oxigênio. Os açúcares mais simples são os monossacarídeos, que apresentam fórmula geral (CH2O)n. O valor de n pode variar de 3 a 7 conforme o tipo de monossacarídeo. O nome do açúcar é dado de acordo com o número de átomos de carbono da molécula, seguido da terminação OSE. Por exemplo, triose, pentose, hexose. São monossacarídeos importantes: glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.
n
Fórmula
Nome
3
C3H6O3
Triose
4
C4H8O4
Tetrose
5
C5H10O5
Pentose
6
C6H12O6
Hexose
7
C7H14O7
Heptose
A junção de dois monossacarídeos dá origem a um dissacarídeo.Ex. sacarose.
Quando temos muitos monossacarídeos ligados, ocorre a formação de um polissacarídeo, tal como o amido, o glicogênio, a celulose, a quitina, etc.
Os glicídios são a fonte primária de energia para as