Agentes extintores
Trata-se de certas substâncias químicas, sólidas, líquidas ou gasosas, que são utilizadas na extinção de um incêndio, dispostas em aparelhos portáteis de utilização imediata (extintores), conjunto hidráulicos (hidrantes) e dispositivos especiais (sprinkler e sistemas fixos de CO2).
Sabendo-se que agentes extintores são todas as substâncias capazes de interromper uma combustão, quer por resfriamento, abafamento ou extinção química, quer pela utilização simultânea desses processos, pode-se dizer que o principais agentes extintores são:
A ÁGUA É o agente extintor mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua também por abafamento (dependendo da forma como é aplicada, neblina, jato contínuo, etc.). A água é o agente extintor mais empregado, em virtude do seu baixo custo e da facilidade de obtenção. Em razão da existência de sais minerais em sua composição química, a água conduz eletricidade e seu usuário, em presença de materiais energizados, pode sofrer choque elétrico. A água, na ausência de espuma e aplicada em forma de neblina, é altamente eficiente no combate a fogo em líquidos inflamáveis (Classe B). Porém, lançada em jato sólido, há o risco de ocorrer transbordamento do líquido que está queimando, aumentando, assim, a área do incêndio. Água, como foi dito anteriormente, extingue incêndios principalmente por resfriamento. Porém, secundariamente, age por abafamento, quando transformada em vapor.
Cuidados:
- A água, especialmente a água salgada, é boa condutora de eletricidade e não deve, portanto, ser utilizada na extinção de incêndios classe “C”, pois pode causar choque elétrico ao pessoal que guarnece a mangueira. - Pode originar acidentes se, sob a forma de jato sólido, for dirigida sobre o pessoal à curta distância, principalmente se atingir o rosto.
Gás Inerte
É todo gás que não alimenta uma combustão, agindo na redução do