RESOLUÇÃO
Enquanto nos países desenvolvidos o progresso tecnológico se constitui em fator primordial ao desenvolvimento industrial, nos países de desenvolvimento dependente são as modificações no perfil da demanda que impulsionam o processo de industrialização. No Brasil, foi à renda auferida com a exportação de uns poucos produtos primários, principalmente do café, que garantiu o aumento do poder aquisitivo de sua população e, consequentemente, o alargamento do mercado consumidor então indispensável à sustentação e ampliação de suas atividades industriais. Daí a industrialização ocorrida entre 1885 e 1930 ter sido uma consequência secundária da reorganização capitalista da cafeicultura.
2. Analise o papel do Estado na promoção do desenvolvimento industrial no Brasil ao longo do século XX. Em síntese, neste período de 15 anos verifica-se que a crise mundial de 1929 provocou um colapso nos preços de exportação do setor cafeeiro, o qual foi contra-balanceado pela política de compra e queima dos estoques que o governo realizou, resultando na manutenção da renda dos cafeicultores e, por conseguinte, do nível de demanda interna. Isto acabou estimulando o uso da capacidade ociosa das indústrias, o que deu início a substituição de importações de bens leves de consumo manufaturados, gerando um grande impulso ao desenvolvimento da indústria nacional durante toda a década de 1930 e início da década seguinte.
3. Analise a inserção da economia brasileira nas mudanças verificadas, a partir dos anos 1970, na divisão internacional do trabalho.
Até os anos 70 o Brasil participou da divisão internacional do trabalho como fornecedor de produtos primários, cuja receita servia para pagar a compra no exterior de manufaturados e para a remessa dos rendimentos do capital estrangeiro. A partir dos fins da