resolução CGSN 94
BRASILEIRAS DO SETOR ALIMENTÍCIOS
André José Montoro Varanda, Danielle Soares
Tremonte, Felipe Dib Kulaif, Orientadora:
Andresa Silva Neto Francischini
Resumo: A trajetória de internacionalização de empresas brasileiras tem diferentes aspectos por setor de atuação. Esta fase internacional é iniciada pelas empresas de acordo com suas estratégias, necessidades e oportunidades econômicas e de mercado. Este trabalho faz um estudo especifico do processo de internacionalização das empresas JBS e Perdigão, que fazem parte do setor alimentício brasileiro. No decorrer do estudo são apresentados os dados econômicos do Brasil desde a década de 80, que influenciaram a economia do país, bem como as diretrizes tomadas pelas empresas. Também são apresentadas as chamadas grandes teorias de internacionalização, que buscam explicar os processos e estratégias adotadas pelas empresas que iniciam suas atividades internacionais.
Palavras-chaves: Internacionalização, Empresas Brasileiras, Setor Alimentício.
1. Introdução
Este trabalho visa contextualizar o processo de internacionalização das empresas brasileiras do setor alimentício levando em consideração as diversas fases econômicas vividas no país.
As análises propostas partem da consideração de que a inserção internacional, não só das empresas brasileiras, é de extrema importância para o crescimento dos setores em geral e da economia dos países.
O processo de internacionalização de uma empresa é influenciado por fatores internos e externos à empresa, assim para que uma empresa obtenha êxito em sua internacionalização o planejamento desta etapa é de extrema importância. A economia e os mercados estão em constante mudança, o que influencia a inserção das empresas em novos mercados. Este estudo analisa, primeiramente, os fatores de influência na internacionalização para que se possa alcançar uma compreensão mais clara de todo o processo.
A justificativa