"Resitências" respiratórias
10-Qual dos seguintes locais apresenta maior resistência das vias respiratórias?
a)Traquéia
b)Brônquios maiores
c)Brônquios de tamanho médio
d)Brônquios menores
e)Alvéolo.
Esta questão utiliza como termo norteador a palavra “resistência”, não acompanhado por adjetivo e sem complemento algum, o que é, no mínimo, vago. Isso leva o aluno respondente à desorientação total, fazendo-o especular “resistência a que?”,“resistência em que situação?”, “resistência levando-se em conta que propriedade?”. Peço, respeitosamente, que o leitor possa ler o que se segue, para provar o que foi dito até então, abordando os vários tipos de resistências que poderiam ser considerados na questão.
1-Resistência à tração
Resistência à tração é a máxima tensão que um material pode suportar ao ser esticado ou puxado antes de se deformar. A traquéia tem alto nível de resistência, pois, para evitar seu colapso, apresenta 15 a 20 peças de cartilagem
Hialina (com fibras colágenas) em C, com as extremidades unidas por músculo liso, e ainda é envolvida por tecido conjuntivo frouxo. Nenhuma das outras estruturas citadas na questão apresenta tal resistência à tração, o que nos levaria, corretamente, à RESPOSTA A.
1-Resistência vascular
Resistência vascular é qualquer impedimento proporcionado por um vaso ao fluxo nele contido. É uma medida que tem múltiplas variáveis, como a intensidade do fluxo sanguíneo (relacionado ao débito cardíaco), diferença de pressão entre as extremidades dos vasos, e, nas vias aéreas em especial, tem influência, sobretudo, a pressão do oxigênio. Esta é inversamente proporcional à resistência vascular do local analisado. No gráfico a seguir se pode verificar que a pressão do oxigênio é bem menor nos alvéolos que na traquéia.
No sistema respiratório, o que podemos verificar é que, em condições fisiológicas, a resistência vascular cresce no trajeto Traquéia- Brônquios- bronquíolos – alvéolos, sendo o último o de