AP3 Comportamento Humano nas Organizações 2011
Não será permitido o uso de consulta a qualquer material. As provas devem ser escritas com caneta esferográfica azul ou preta. Respostas escritas a lápis serão consideradas nulas.
Questão 1
Durante o século XX, começando com o Estudo de Howtorn, conduzido por Elton Mayo, muitos pesquisadores desenvolveram Teorias para explicar o que torna um empregado interessado no trabalho, entusiasmado com suas tarefas e produtivo. Essas Teorias são divididas em dois grupos principais. Explique a diferença entre essas duas classificações e apresente um exemplo de cada uma delas.
RESPOSTA
OS dois grupos são Teorias de Processo e Teorias de Conteúdo. As teorias de processo procuram explicar como funciona a motivação. Os exemplos são a Teoria da Expectativa de Vroom, a Teoria da Equidade e a Teoria Behaviorista. As Teoria s de Conteúdo procuram explicar quais fatores motivam, as pessoas. Os exemplos são a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg e a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland.
Questão 2
Segundo Mayers e Brigs, as americanas criadoras do teste MBTI, não existem duas pessoas iguais. O trabalho delas se baseou na classificação de C. G. Jung intitulado “Tipos Psicológicos”. Explique o que são “tipos psicológicos” e para que servem nas organizações.
RESPOSTA
Tipos Psicológicos são sinônimos de tipos de personalidade, categorias de pessoas com características similares. Os tipos psicológicos são definidos pela junção de dois ou mais traços de personalidade.
Um traço de personalidade é uma característica que distingue uma pessoa de outra em função de sua maior ou menor incidência na personalidade em análise ou estudo.
No entanto, muitos traços são redundantes e similares, por isso os estudiosos propuseram o estabelecimento de fatores de personalidade. Esses fatores são a reunião de vários traços que podem ser correlacionados. Os traços e tipos de