comunicação
Caso de implantação de escritório de projetos
O gerenciamento de projetos tem sido reconhecido como fator primordial para as empresas que buscam uma vantagem competitiva. O Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público. Trazendo para a esfera estadual podemos comparálo com a nossa Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
Com o aumento na complexidade das necessidades da administração pública, determinadas questões percebem-se críticas na condução da organização:
•
Clareza de papéis e responsabilidades.
•
Foco no gerenciamento de projetos que requerem maior intervenção.
•
Informação obtida e disseminada entre os projetos e unidades.
•
Lições aprendidas documentadas, facilidade de transmissão de conhecimento.
•
Ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos são compartilhadas entre todos os envolvidos.
Como condutores da implantação e aplicação dos conceitos do gerenciamento de projetos foram definidos os Escritórios de Projetos com atribuições de nível Estratégico. Foi criado o papel de Gestor de Projeto com a função de gerenciar e conduzir um projeto.
Implantação
As fases da Implantação foram organizadas através de três pilares fundamentais: processos, pessoas e tecnologia.
1ª fase: Amadurecimento do conhecimento e criação dos fundamentos básicos de Gerenciamento de Projetos na Empresa.
2ª fase: A segunda fase constituiu-se da instituição da política e do processo corporativo de gerenciamento de projetos.
3ª fase: Na terceira fase, o foco estava na implantação efetiva do processo nas unidades, sob coordenação do Escritório de Projetos.
4ª fase: Na quarta fase, o Escritório de Projetos, deveria dar ênfase à extensão da implantação do processo corporativo a projetos de toda