Resistência dos Materiais
DISCIPLINA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
JEFFERSON CALEBE NASCIMENTO MATOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
SANTARÉM-PA
JUNHO/2015
EVOLUÇÃO CURSOS TÉCNICOS E PREPARATÓRIO
DISCIPLINA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
JEFFERSON CALEBE NASCIMENTO MATOS
Relatório de aula prática para a obtenção da nota parcial da disciplina resistência dos materiais, Profª. Rosicleia Sabóia.
SANTARÉM-PA
JUNHO/2015
1. Introdução
O concreto é atualmente o material de construção mais utilizado no mundo, em função de diversos fatores, dentre eles, o principal, sua facilidade de conformação. Neste texto apresenta-se uma contextualização histórica de seu desenvolvimento, desde sua origem na Antiguidade como argamassa de assentamento de alvenarias, até sua sistematização e formalização como objeto de estudos e pesquisas, no final do século XIX.
O concreto armado como o conhecemos é um material novo. Até o final do século XIX os sistemas construtivos usuais eram as estruturas em madeira e em alvenaria. Como a madeira, embora abundante na época, apresentasse os problemas de durabilidade e combustão (muitas cidades sofreram sinistros de grandes proporções) a alvenaria de pedras ou de tijolos foi o sistema estrutural empregado nas obras mais importantes. O traço do concreto é função da resistência desejada para tal concreto. Tal resistência é fornecida pelo engenheiro calculista, que a determina durante a concepção da estrutura. Assim, quanto mais resistentes forem os concretos, maiores serão suas proporções de cimento.
2. Objetivo realizar a pesagem dos materiais contidos no cimento (areia e brita), para definir o seu traço informando assim sua resistência.
3. Materiais e métodos Nas aulas dos dias 30/05 e 06/06 realizamos na Universidade Luterana do Brasil ULBRA as seguintes atividades: cálculo para verificar a resistência do concreto, materiais: areia, brita, água, proveta, vibrador, balança semi analítica, pesamos 500g de areia