resistência dos materiais
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS PARA
LINHAS DE TRANSMISSÃO
Professor: Francisco José Costa Araújo Turma: CR Alunos: Aldenis Everton Cíntia Cristina Danilo Miguel Monique Vieira Renato Rodrigues Victor Hugo
Visão geral do conteúdo do curso
O estudo da Resistência dos Materiais tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos das propriedades mecânicas de sólidos, visando utilizá-los no projeto, modelagem e cálculo de estruturas.
A boa compreensão dos conceitos que envolvem a mecânica de sólidos está intimamente ligada ao estudo de duas grandezas físicas: A tensão e a deformação.
Pressupostos e hipóteses básicas da Resistência dos Materiais
A Resistência dos Materiais é uma ciência desenvolvida a partir de ensaios experimentais e de análises teóricas.
Os ensaios ou testes experimentais, em laboratórios, visam determinar as características físicas dos materiais, tais como as propriedades de resistência e rigidez, usando corpos de prova de dimensões adequadas.
As análises teóricas determinam o comportamento mecânico das peças em modelos matemáticos idealizados, que devem ter razoável correlação com a realidade. Algumas hipóteses e pressupostos são admitidos nestas deduções e são eles:
1. Continuidade Física:
A matéria apresenta uma estrutura continua, ou seja, são desconsiderados todos os vazios e porosidades.
2. Homogeneidade:
O material apresenta as mesmas características mecânicas, elasticidade e de resistência em todos os pontos.
3. Isotropia:
O material apresenta as mesmas características mecânicas elásticas em todas as direções. Ex: As madeiras apresentam, nas direções das fibras, características mecânicas e resistentes distintas daquelas em